Como eu tenho de relatar a nossa viagem, para a Imersão FEM em Belo Horizonte, da forma mais completa e sucinta possível, resolvi fazer um depoimento pessoal por escrito. E como eu sou o coração do coletivo (entenda-se a mais sentimental), essa vai ser uma visão mais fofa da coisa toda.
Saí de Coronel Fabriciano com uma perspectiva um tanto grande, eu sabia que aprenderíamos muito, que conheceríamos pessoas e captaríamos ideias muito úteis para o Conteúdo Avulso, o que eu não sabia, é que, na casa Fora do Eixo Minas, as ideias flutuam, transitam no ar e são absorvidas juntamente com o oxigênio quando você inspira, sem que você ao menos perceba. É INSPIRAÇÃO, ou seja, INSPIRA AÇÃO. Eu poderia falar das coisas que aconteceram lá, dos Observatórios, Oficinas, Compacto Arte, Ônibus Hacker... Mas eu resolvi falar da MINHA Imersão no contexto/espírito/ideal/movimento - e outras coisas mais - Fora do Eixo. Eu saí daquela casa, com a consciência de que estou participando de algo ainda maior do que eu pensava, de que sou uma gota d'água nesse rio que corre ao contrário. Ao mesmo tempo que esta metáfora mostra minha pequenez dentro desse novo sistema (não-sistema como não-grade?), ela diz que eu não estou sozinha, que exite um monte de outras gotas d'água iguais a mim, juntinhas, pra formar esse rio e correr incessantemente no sentido contrário, do que disseram ser o sentido certo.
Conheci pessoas que são extremamente diferentes de mim, tiveram outras experiências, vieram de outros lugares, estudaram outras (e muitas) coisas, que fazem delas pessoas sábias, cultas e importantes hoje, mas tenho orgulho de ter pelo menos uma coisa em comum à essas pessoas que tanto admiro: eu também quero Revolucionar. Quero a revolução da cultura, da tecnologia e, principalmente, a revolução pessoal. Eu saí da minha zona de conforto, as ideias Fora do Eixo me incomodaram no meu comodismo e fizeram-me enxergar e viver um universo paralelo. Saldo dessa viagem: mega positivo! Para mim, para os membros do coletivo que estiveram lá, para o coletivo Conteúdo Avulso, para a casa Fora do Eixo Minas e - por que não?- para o Circuito Fora do Eixo inteiro.EU fecho com a frase: Vim, vi e curti a minha/nossa Imersão.